As informações deste registro é histórico gerado em 29/10/2020 ás 01:48:50.
Este agente está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui

INSTITUTO CULTURAL RAÍZES

O Instituto Cultural Raízes atua de forma permanente no resgate, valorização e preservação das tradições culturais afrobrasileiras e indígenas.

Site: http://www.institutoculturalraizes.org.br/

Email: raizesdacultura@gmail.com

Telefone Público: (87) 99927-9125

Endereço: RUA ELOI TORRES DE BARROS, 81 , ESCONDIDINHO, 56400-000, FLORESTA, PE, 81 , ESCONDIDINHO, 56400-000, Floresta, PE

CEP: 56400-000

Logradouro: RUA ELOI TORRES DE BARROS, 81 , ESCONDIDINHO, 56400-000, FLORESTA, PE

Número: 81

Complemento:

Bairro: ESCONDIDINHO

Município: Floresta

Estado: PE

Descrição

O Instituto Para o Desenvolvimento da Cultura e da Arte, também denominado de Instituto Cultural Raízes surgiu em 16 de fevereiro de 2001, em Água Preta, na zona da mata sul de Pernambuco, sob a forma de um Núcleo de Assessoria Técnica, fruto de uma iniciativa de várias pessoas que atuavam junto a diversas experiências da sociedade civil organizada, nas áreas de Juventude, Assentamentos da Reforma Agrária, Associativismo e Empreendedorismo.

Destaca-se no período de 2001 a 2006 a realização de diversos encontros de juventude e o 1º Encontro da Agricultura Familiar onde o ponto forte foram as manifestações culturais regionais, bem como assessoria e apoio a outras organizações sociais do agreste e do sertão na elaboração de projetos e na realização de vários eventos culturais, além do desenvolvimento de importante experiência em diversas comunidades de assentamentos da reforma agrária, cuja atuação foi baseada no estímulo ao resgate das origens sócio-culturais e na formação de lideranças juvenis.

A partir de meados de 2006 os trabalhos se tornam mais intensos em outras regiões do Estado e, principalmente no sertão.

As ações passam então, a serem voltadas para a construção de políticas e experiências voltadas para a juventude e a cultura.

Em 2007, incentivou-se a participação nos fóruns regionais de cultura promovidos pelo Governo do Estado através da Fundarpe, além da realização de Conferências Municipais de Cultura e o incentivo para a criação de conselhos municipais de cultura em várias cidades, bem como a construção de parcerias para formação de ONG's e grupos de jovens voltados a prática cultural.

No ano de 2009, iniciou-se um trabalho no município de Floresta a partir de uma assessoria para a implementação das políticas públicas de Cultura e de Juventude, e já em novembro do mesmo ano realizou-se a 1ª edição da Semana da Consciência Negra, coincidindo com o Festival Pernambuco Nação Cultural, oportunidade em que foi constituído um amplo documentário sobre o evento e, que abriu caminho para a priorização de atuação na região.

Já no primeiro semestre de 2010, decidiu-se por instalar a sede na cidade de Floresta e alterar a denominação de Núcleo de Assessoria para INSTITUTO CULTURAL RAÍZES.

No decorrer de sua trajetória, o INSTITUTO CULTURAL RAÍZES se consolidou como a única instituição sócio-cultural (em Floresta e região) que desenvolve através de uma prática constante e permanente, diversas ações atendendo os públicos de crianças, adolescentes, jovens e adultos, na perspectiva de resgate das tradições e da produção cultural como forma alternativa de vivência de experiências positivas de vida e de formação cidadã.


AÇÕES ATUAIS E PERMANENTES

• ATÉ O MOMENTO DA PANDEMIA

Até o início de março de 2020, o INSTITUTO CULTURAL RAÍZES manteve de forma permanente em Floresta, os seguintes grupos culturais, atividades e projetos:

- Grupo Cultural MARACATU AFROBATUQUE
- Grupo Cultural AFOXÉ FILHOS DE N'ZAMBI
- Grupo Cultural SOU DA TERRA
- Grupo Cultural AFRO MULHER
- Projeto ARTE E VIDA em parceria com a Diocese de Floresta.
- Projeto CONSCIÊNCIA NEGRA
- Ponto de Cultura AFROBATUQUE – TAMBORES DA RESISTÊNCIA

Além de todas essas ações permanentes, o Instituto se faz presente em vários eventos públicos, realizando palestras e apresentações culturais.

BELÉM DO SÃO FRANCISCO

Em Belém do São Francisco o Instituto Raízes, nos anos de 2014 e 2016, atuou como entidade parceira junto a Escola Estadual Maria Emília Cantarelli, na implementação do Programa Mais Cultura na Escola, sendo responsável pela realização de oficinas de percussão e danças afrobrasileira, foruns e palestras, entre outras atividades.

Também em Belém o Instituto iniciou em 2016 a formação de um Grupo Cultural de Maracatu.

ATIVIDADES REGIONAIS

O Instituto Cultural Raízes, vem desenvolvendo desde 2010 e sobretudo, desde 2013, várias participações em eventos de cultura popular, realizados nas cidades de: Exu, Ouricuri, Parnamirim, Salgueiro (Comunidade Quilombola de Conceição das Crioulas), Terra Nova, Petrolândia, Itacuruba, Belém do São Francisco, Afogados da Ingazeira, Arcoverde, Mirandiba, Serra Talhada, Jatobá, Inajá e Altinho, com os grupos de Maracatu, Afoxé e Sou da Terra.

Vídeos